Lioth Cassoma// Menina Gospel

Nascida no seio de uma família de músicos, no Kwanza Sul, desde criança que Lioth Cassoma vem alimentado o seu gosto pelo canto. Cresceu a ouvir a ouvir os pais cantar. Fez parte de uma banda musical que acabou por se desfazer, o que fez com que se afastasse do sonho de lançar um álbum totalmente dedicado à música gospel. Porém o sonho realizou-se e este ano a cantora lançou o single “Confio” que segundo Lioth, “é a realização perfeita do que sempre sonhei. Consegui, com a graça de Deus apresentar o meu primeiro single e com certeza conseguirei gravar o álbum. Fui batalhando e correndo atrás de patrocínio, chorei muito, bati muitas portas que não abriram e como tudo na vida tem o seu tempo, agora chegou o meu.”
A COMPANHIA DO VIOLÃO
Cristã evangélica, Lioth Cassoma faz questão de pregar a palavra de Deus através das suas músicas: “Sou evangélica e quis pregar a palavra do Senhor, mas como não tenho este dom decidi ministrar através do canto. Já surgiram várias oportunidades de cantar outros estilos mas é do gospel que gosto e o que quero cantar”, esclarece.
Desde pequena que o pai a levava a vários eventos onde era convidada a cantar: “Houve um concurso, eu tinha nove anos na altura, em que participei e ganhei. Aquilo marcou-me muito e decidi cantar. Aos 18 anos passei pela escola do mestre Webba para aperfeiçoar o canto e me dedicar a música, e desde então não mais parei. Aproveito a oportunidade para incentivar aqueles jovens que querem cantar, esclarecendo que é muito importante ir para uma escola de música porque é lá que se pode aprender muito mais. Temos que aperfeiçoar o dom que Deus nos deu com técnicas vocais, posição em palco, aprender a tocar instrumentos musicais e muito mais”.
A cantora apresenta-se sempre acompanhada do seu violão, sendo ela também a responsável pela composição das suas músicas: “Aproveito o facto de saber tocar e componho as minhas músicas. Considero-me um pouco autodidacta, pois depois de ter estado na escola do mestre Webba, comecei a pesquisar na internet e a tocar bateria e viola, no meu quarto, sozinha”, diz animada.
JUVENTUDE CRISTÃ
Apesar do gospel não ser um estilo comercial em Angola, é cada vez mais notório o sucesso de jovens cantores dedicados a este estilo. “A música gospel em Angola está a crescer muito, já aparecerem músicos com muita qualidade e estamos a conseguir mudar a mentalidade das pessoas que pensam que a música gospel só serve para o óbito e para a igreja. Hoje estamos a mostrar ao mundo que a música gospel pode ser consumida por todos, que podem ouvir no carro, no serviço, até mesmo em festas, porque temos todo os estilos no gospel, entre os quais o dançante, e com mensagens muito positivas”, realça a jovem.
A cantora faz parte da juventude cristã da igreja Assembleia de Deus Pentecostal de Ebenezer, que segundo ela: “É uma juventude séria, e que segue uma determina da doutrina, diferente da juventude normal e que varia de congregação para congregação. Seguindo os padrões que a Bíblia ordena,  apesar do que dizem sobre a juventude cristã, sobre o facto de sermos muito fechados às coisas mundanas, que não nos divertimos... não é verdade. Somos jovens normais, como quaisquer outros, só que seguimos os mandamentos da Bíblia Sagrada, guiamo-nos através dela e não fazemos determinadas coisas, que segundo a Bílbia, não 
são aconselhadas aos 
jovens.”, esclarece.
Quanto à sua postura como jovem e também cristã, Lioth afirma que: “Eu me divirto muito. Vou a igreja e às festas cristãs, onde tem muito boa música também. Não sinto falta de nada, levando a vida que levo, pois tenho a certeza que sigo e faço aquilo que gosto de fazer. E nada me impede de ser feliz, e olha que eu gosto muito de festas” (risos).
ÁLBUM A CAMINHO
Depois de a todos encantar com o seu single “Confio”, Lioth Kassoma prepara o seu primeiro álbum, previsto para Setembro deste ano. “O meu álbum está previsto para este ano ainda, com o título Reflexo. Terá 12 faixas musicais, todas escritas por mim. Foi gravado cá em Angola, na Kriativa, e terá os estilos afrojazz, kilapanga, R&B e salsa. Será uma boa maneira de provar às pessoas o quão versátil o gospel pode ser”, declara. Lioth diz inspirar-se em situações do seu quotidiano para compor, sem esquecer a inspiração divina: “Creio que as pessoas irão identificar-se com o álbum, e será um reflexo de todos os adoradores da obra de Deus, e não só meu”, afirma, emocionada. A cantora conta com uma equipa coesa para poder realizar o seu show, marcado para o próximo mês de Agosto. “Além da apresentação do meu single, estou a preparar um espetáculo a que pretendo dar o nome de  “Lioth Kassoma e convidados”, onde teremos como convidados especiais o Sérgio Saa, um grande artista da música gospel brasileira  e  Jaime Mendes do grupo African Voices de Portugal. 
O Sérgio é bastante conhecido pelo público angolano pelas músicas “És o meu herói” 
e “Mãe”. De Angola teremos a irmã Sofia, Dodó Miranda, Bambila, Miguel Buíla, 
o grupo Saron e muitos 
outros. Será algo diferente 
e tenho a certeza que as pessoas vão gostar”.
Cada vez mais empenhada em divulgar a música gospel angolana pelo mundo, Lioth faz questão de internacionalizar a sua carreira. “No meu single, inclui a tradução em inglês das letras, para que as pessoas que não falam o nosso idioma entendam o que quero exprimir nas minhas canções. É bom que as pessoas entendam que os angolanos também fazem boa música gospel. Têm vindo cá nomes internacionais, e também temos vontade de representar Angola fora do país”, esclarece a cantora. Quanto à qualidade da música gospel que tem sido produzida em Angola, Lioth afirma que: “Apesar do crescimento do estilo no país, é necessário que se vele também pela qualidade. Existem muitos videoclips sem qualidade nenhuma e isso faz com que público nem leve a sério o trabalho dos músicos, pois as pessoas compram muito aquilo que vêem. É necessário mais esforço para que a sociedade possa aceitar e respeitar o trabalho feito. Todo o mundo sabe que há grandes vozes nas igrejas, o que só ajuda na expansão do gospel.”
Sonhadora assumida, Lioth está a formar-se em Psicologia na Universidade Privada de Angola. Neste momento, além da divulgação do seu trabalho, a cantora tem prestado atenção a outro detalhe importante da sua vida pessoal, o seu noivado. “O meu noivo também é um grande conhecedor de música. Ele não é muito ciumento o que me ajuda a conseguir conciliar as coisas”, frisa a cantora que se considera muito boa cozinheira: “Deste aspecto o meu esposo não irá reclamar (risos). Acima de tudo quero priorizar a minha carreira musical e a minha formação académica”.
Aprecia o trabalho da cantora americana Yolanda Adams, grande nome da música gospel internacional e a nível nacional, o cantor Miguel Buíla, pois, “Não deixou que a sua deficiência física falasse mais alto que o seu dom. Ele é muito talentoso e nos inspira a todos. O show no qual cantou com crianças deficientes, fez com que todos inclusivé eu, se emocionassem”, frisou.
A cantora faz questão de agradecer o esforço do seu manager Hergino de Paiva, que há seis anos tem batalhado com ela para que atinja o auge da sua carreira. “Ele também é músico e quando nos conhecemos estava a preparar-se para gravar o seu álbum. Porém acabou por abdicar da sua carreira para investir na minha. Agora a nossa equipa aumentou. Temos também o Massunga Henriques, que é promotor, e o pastor Santos que nos aconselha e nos patrocina. Temos trabalhado muito na divulgação do single e graças a Deus tem valido a pena”.
O Primeiro Single

A cantora lançou ainda no início deste ano, o seu primeiro single, intitulado “Confio”. Impulsionada pela carreira de um dos seus ícones, Yolanda Adams, Lioth Kassoma pretende criar uma carreira internacional, investindo na qualidade da música gospel. O seu single tem duas faixas, “Confio” e “Clame”, que já são sucesso no mercado angolano.

O meu álbum está previsto para este ano, e terá como título Reflexo. Terá 12 faixas musicais, todas escritas por mim, e foi gravado cá em Angola.
Postado em

0 comentários:

Enviar um comentário